Study Tree

Seja bem vindo ao curso da Study Tree



Para ter acesso a todo conteúdo é necessário registrar-se, para se registrar é muito fácil, clique abaixo em “registre-se” após criar o seu cadastro, entre no fórum leia todo nosso conteúdo e passe no ENEM sem sair de casa.

Clique abaixo e veja a vídeo aula de como se registrar.

Vídeo Aula

Registre-se agora mesmo.


    8 temas que podem cair na redação do Enem

    Compartilhe
    avatar
    Arthur
    Administrador
    Administrador

    Número de Mensagens : 1552
    Idade : 27
    Data de inscrição : 23/05/2008
    02092011

    8 temas que podem cair na redação do Enem

    Mensagem por Arthur

    A dissertação do Enem exige que o estudante tenha posicionamento crítico sobre o tema abordado e que encaminhe essa opinião de maneira consistente, respeitando os direitos humanos e individuais. Por isso, você deve estar preparado e muito bem informado para não pecar no exame.

    • Homofobia e direitos dos homosexuais:
    A decisão do Supremo Tribunal Federal de ampliar os direitos dos homessexuais pode aparecer na prova junto de outros temas referentes a essa questão, como crimes e agressões por conta da homofibia. Portanto, atualize-se sobre o tema, que tem grandes chances de aparecer na redação.

    • Criminalidade e agressão dos jovens:
    A tragédia de Realengo levantou a dicussão sobre a criminalidade e a agressão praticada por jovens no país. É importante estar por dentro do assunto e até estar informado sobre alguma pesquisa que possa ajudar a escrever sobre o seu ponto de vista na prova.

    • Marchas:
    A proibição da Marcha da Maconha, teve um ato de repressão policial que repercutiu no Brasil inteiro. O “Churrasco de Gente Diferenciada”, que foi organizado pelo Facebook, também reuniu muitas pessoas para protestar contra a mudança do local de Metrô, em São Paulo. É possível que o exame coloque as marchas e manifestações públicas em pauta na proposta da redação.
    Questões comportamentais
    Preconceito e direito das minorias podem cair no exame. Portanto, é importante dissertar sobre a questão com uma linguagem objetiva que mostre que tem muito a contribuir com o debate social.

    • Código Florestal:
    As mudanças do código florestal estão em pleno debate, portanto é importante se informar sobre o que está sendo proposto para ser alterado e o que isso implicará para o meio ambiente.

    • Redes sociais:
    É importante estar por dentro do impacto das mídias sociais na sociedade. Até mesmo do levante da democracia nos países árabes que foi estimulada, sobretudo pelas mídias sociais, mesmo que o Enem não costume trabalhar com temas internacionais.

    • Intervenção do Estado em hábitos culturais:
    O caso da proibição do véu na França põe em debate se o Estado tem o direito de intervir nos hábitos culturais da população.

    • Intervenção internacional:
    A intervenção para preservar os direitos da população, como ocorreu na Líbia, pode render uma boa discussão na redação.

    Aproveite para chutar qual será a redação do ENEM 2011, comente abaixo!!!
    Compartilhar este artigo em: diggdeliciousredditstumbleuponslashdotyahoogooglelive

    avatar

    Mensagem em 2011-09-02, 23:38 por Arthur

    Creio que a redação desse ano seja: Sistema de cotas, Alguém tem alguma outra sugestão?

      Data/hora atual: 2018-07-19, 19:10